Síntese de oxicodona a partir de codeína

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,480
Deals
1
1qrYg5RiLw

Introdução

Neste tópico, pode aprender a forma mais fácil de sintetizar a oxicodona a partir da codeína. Existem vários caminhos para a sua síntese com mais etapas, mas eu descrevo aqui o mais simples. Este procedimento é simples e rápido e utiliza apenas reagentes muito disponíveis. Pode encontrar o método de extração da codeína nos seguintes tópicos: "Extração em água fria da codeína de analgésicos de venda livre" ou este "Síntese da morfina a partir da codeína".

Equipamento e material de vidro.

• Balão de fundo redondo de 250 mL.
  • Balão de fundo redondode três gargalos de 250 mL.
  • Banhos de óleo e de água gelada.
  • Agitador magnético com superfície de aquecimento.
  • Balança de laboratório (0,1 - 100 g é adequada).
  • Balão de azoto ou árgon 10-20 L é suficiente.
  • Vareta de vidro.
  • Termómetro de laboratório (0 °C a 200 °C) com adaptador para balão;.
  • Funil de separação de 0,5 ou 1L.
  • Funil deadição.
  • Adaptador de entrada de azoto.
  • Béqueres de 500 ml x2; 200 ml x4; 100 ml x2.
  • Papel indicador de pH.
  • Funil de Buchner e balão de 500 ml.

Reagentes.

• 30 g de codeína.
  • ~500 mL de água destilada.
  • 192 g de ácido acético.
  • 20 g de dicromato de sódio.
  • Solução de amoníaco (NH4OHaq).
  • 75 mL de clorofórmio (CHCl3).
  • Cloreto de sódio (NaCl) (opcional).
  • 5% Pd/C (50% húmido em água, 3,0 g).
  • 6,0 g de hipofosfito de sódio (NaPO2H2).
  • 540 mL de acetato de etilo.
Y2r7XBH6Ne

Ponto de ebulição: 454,92 °C a 760 mm Hg;
Ponto de fusão: 218 - 220 °C;
Peso molecular: 315,36 g/mole;
Densidade: 1,2164 g/ml (20 °C);
Número CAS: 76-42-6.

14-Hidroxicodeinona da codeína

1. Dissolver 30 g de codeína nos 80 mL de água com 25 g de ácido acético num balão de fundo redondo de 250 mL e colocá-lo num banho de água gelada com agitação.

2. Agora que está frio, pipetar lentamente 20 g de dicromato de sódio em 25 mL de água. A solução torna-se imediatamente num laranja/amarelo leitoso.

3. Agora, retire o gelo e coloque-o no seu banho de óleo numa placa de aquecimento e instale o seu condensador arrefecido a água no topo. Utilizei uma placa de aquecimento com controlo de temperatura, por isso limitei-me a marcar a temperatura para ~83 °C e certifiquei-me de que se mantinha assim durante ~20 min. Se colocar um termómetro no banho de óleo, deve conseguir fazer mais ou menos o mesmo. O calor é mau para os opiáceos, mas não achei que deixá-lo cozinhar a 80-90 °C durante 30 minutos fosse terrivelmente prejudicial. De qualquer forma, podes dizer que a reação está completa quando não houver mais mudanças de cor. A nova cor deve ser castanho escuro/vermelho.
TLOkRz9b64
4. Deita a solução com uma pipeta para uma ampola de decantação, lava o balão com um pouco de água e deita-a também. Ficará algum sedimento negro e insolúvel no frasco. Não se preocupe com esse sedimento.

5. Agora basifique com amoníaco (NH4OHaq). Não é preciso ser exato, mas certifica-te de que o pH é superior a 10.

6. Em seguida, extrai três vezes x25 ml com clorofórmio. Se houver uma emulsão, basta lidar com ela adicionando uma grande quantidade de clorofórmio ou NaCl (que aumenta a densidade da solução aquosa e divide as camadas) e retirando apenas o clorofórmio não emulsionado em cada separação.

7. Pegue nas suas soluções de clorofórmio e volte a extrair com água duas vezes para se certificar de que não trouxe Cr desagradável com o seu produto. O produto é amarelo quando dissolvido numa grande quantidade de solvente e castanho-escuro/vermelho quando concentrado. Acabou de converter o grupo hidroxilo da codeína numa cetona e colocou um grupo hidroxilo sob a ponte de azoto.

8. Evapora o solvente.

Oxicodona a partir de 14-hidroxicodeinona

9. A 14-hidroxicodeinona (4,98 g) e o ácido acético (137 g) foram adicionados a um balão de reação (3 gargalos, 250 mL) equipado com um agitador mecânico/magnético, um funil de adição, um termopar/termómetro e um adaptador de entrada de azoto. O sistema foi evacuado e o balão enchido com azoto.

10. Subsequentemente, adicionou-se 5% de Pd/C (50% água húmida, 3,0 g) numa porção, sob atmosfera de azoto.

11. Enquanto a mistura era agitada durante cerca de 5 minutos à temperatura ambiente (22 ± 5 °C), preparou-se uma solução de hipofosfito de sódio (6,0 g) em água desionizada (25 g).

12. A solução aquosa de hipofosfito de sódio foi transferida para o funil de adição e adicionada à mistura reacional durante um período de cerca de 30 minutos, mantendo-se a temperatura do conteúdo a cerca de 22 ± 5 °C. A mistura foi então aquecida a cerca de 45 °C e agitada durante cerca de 1 hora.

Para determinar se a reação estava completa, retirou-se uma pequena amostra do lote e filtrou-se a amostra através de um filtro de seringa para uma mistura de acetato de etilo e solução saturada de bicarbonato de sódio. Após extração, a camada orgânica foi concentrada até à secura e o resíduo dissolvido com a fase móvel da HPLC. Determinou-se o desaparecimento da 14-hidroxicodeinona. Se a reação fosse considerada incompleta, o lote era agitado durante um período adicional de 2 horas a 45 °C e o controlo por HPLC era efectuado novamente.
Dg3YinPkOK
13. Após a determinação de que a reação estava completa, o lote foi arrefecido à temperatura ambiente (22 ± 5 °C) sob atmosfera de azoto e o conteúdo filtrado sobre um disco filtrante Hyflo-Supercel (3,0 g, humedecido com água).

14. O frasco e o bolo húmido foram lavados com ácido acético (20 g). O filtrado foi concentrado no vácuo numa máquina rotavap até à secura à temperatura < 50 °C.

15. O resíduo foi dissolvido com água desionizada (50 g) e o pH ajustado para 11,0 a 12,0 com solução aquosa de KOH a 20% e hidróxido de amónio concentrado (cerca de 4 g).

16. A mistura foi então extraída com acetato de etilo (4 x 135 mL) e as camadas orgânicas combinadas foram concentradas até à secura no vácuo.
Obteve-seoxicodona em bruto com uma pureza HPLC superior a 85%, com um rendimento de 70,0 a 85,0% (3,51 a 4,26 g).

Last edited by a moderator:

1thejew1

Don't buy from me
New Member
Reaction score
1
Como é que podemos alterar o primeiro passo para sintetizar o
14-cinimoyloxycodinone ou N-fenetilmorfina? É facilmente exequível?

1thejew1

Don't buy from me
New Member
Reaction score
1
A partir da 14-hidroxicodinona poderíamos fazer uma esterificação do ácido cinâmico, encontrei um artigo sobre a utilização de um agente de acoplamento para ajudar a esterificação cinâmica em determinadas reacções

1thejew1

Don't buy from me
New Member
Reaction score
1
Qual é o custo e a dificuldade de obter pd/c

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,480
Deals
1
Provavelmente sim.
Pode pesquisar os preços no Google

badgerbad

Don't buy from me
Member
Language
🇺🇸
Reaction score
0
Podemos utilizar fosfato ou a codeína tem de ser de base livre? Também se pode substituir o clorofórmio por DCM?

hockey34

Don't buy from me
Resident
Reaction score
1
O que pode ser utilizado em vez de dicromato de sódio?

Dope Amine

Don't buy from me
Member
Reaction score
5
Experimentei a oxidação cromática da codeína há muitos anos e, infelizmente, não funciona. A melhor forma de obter a 14-hidroxicodeinona a partir da codeína é oxidar a codeína em codeinona e depois hidroxilá-la com MnSO4 ou CuSO4 e tiossulfato de sódio. Os pormenores experimentais para a segunda etapa podem ser encontrados nas informações de apoio aqui: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/ja051682z

A síntese da codeinona também está disponível através da pesquisa

Rutherford_1

Don't buy from me
Member
Language
🇪🇸
Reaction score
4
Então, obtemos 4,26 gramas de oxicodona a partir de 30 gramas de codeína? tem de ser fosfato de codeína ou base livre??

mefistofeles

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
37
agora alguém que faça um vídeo a sintetizar isto passo a passo 💀

mewnmewamine

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Reaction score
35
Nitrogen is uneeded for this but do what you want ig
also theres a much higher yielding method thats totally catalytic.
just reflux codeine with PdCl2 then bubble air throo while using CuSO4 or MnSO4 as cat.
Can provide a writeup if anyone wishes i have tested and got upwards of 70% my first attempt and 80 on second (same method i used morphine rather than codeine to get oxymorphone)
T

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,480
Deals
1
Hi, what do you mean?

Post your method here or in a new topic of this section please.

View previous replies…

mewnmewamine

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Reaction score
35
Oxymorphone (and codone just change morphine for codeine i just had it as the morphone cos its better anyway)

20g morphine was dissolved in 40ml water, slightly acidified with hcl and 1g PdCl was added the solution was then refluxed for 6hrs.

Next the palladium was filtered off and the acid filtrate was basified with NaOH. The hydromorphone base which separated was dissolved in a minimal amount of ethanol, acidified with hcl and the solvent removed in vacuo now i usually recrys from something like ethanol but as hydromorph*one* is a ketone, it can form a bisulfite adduct and ive had much success with that just quicker tho ig.

(for oxycodone swap with 12g dihydrocodeinone)

11.5g hydromorphone, 12.4g sodium thiosulfate and 4g MnSO4 is added to a solution of 2.6g CaH2PO4 in 150ml water this is stirred at highspeeds with a pump blowing air into the flask for 6hrs at 30-35°C then the solvent is removed in vacuo and to the solids is added 50ml ethanol the solution filtered and the ethanol removed in vacuo to leave oxymorphone

Can do oxidising faster if you have pure o2 running throo it tho havent acc attempted the oxycodone one myself ngl cos oxymorphones so much more fun... :3333 ^^^^w^^^^^

mewnmewamine

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Reaction score
35
Oh source zhang 2005 JACS 14-Hydroxylation of Opiates: Catalytic Direct Autoxidation of Codeinone to 14-Hydroxycodeinone

mewnmewamine

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Reaction score
35
for oxycodone swap the 20g morphine for 21g codeine and the 11.5g hydromorphone for 12g hydrocodone ^w^

I am planning on making a synthesis vid of both for yall i just dont have the funds right now

Blammo

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
36
Patton, can you comment on sodium dithionite being able to be used to reduce the hydroxycodeinone into the oxycodone?

It was reported in a book called Oxy, by Otto Snow iirc.

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,480
Deals
1
Hello, probably yes if it was mentioned in its synthesis article. I don't know for sure.